Mutirão para a Conciliação: ação social leva cidadania às comunidades

Publicado em 27 de julho de 2012

A união do trabalho da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) e o Juizado de Conciliação tem gerado grandes benefícios à sociedade. Juntas, as duas entidades promovem o Mutirão para a Conciliação, que tem o objetivo de promover o acordo entre as pessoas, de forma rápida, eficaz e gratuita, enquanto ainda não há uma ação judicial. É também uma iniciativa que visa à mudança da cultura de litígio para a de conciliação.

Os Núcleos de Prática Jurídica (NPJ) e Extensão e Pesquisa (NEP) são os responsáveis por acompanhar os acadêmicos da Faculdade de Direito durante a realização do trabalho. Para a FDCL, o Mutirão é importante porque proporciona aos cidadãos uma solução prática, rápida e de baixo custo na resolução de conflitos; envolve os acadêmicos em questões sociais que possivelmente enfrentarão depois de formados; capacita os acadêmicos para o atendimento ao público; estimula o estudo e a pesquisa entre os estudantes e proporciona acesso a serviços e informações às comunidades visitadas por meio de parcerias com órgãos, instituições e clubes de serviço.

O orientador de estágio do Núcleo de Práticas Jurídicas, Carlos Roberto de Oliveira, falou sobre a realização deste trabalho social: “A FDCL tem um convênio com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que é a justiça conciliatória. Nele, a faculdade oferece a equipe e o local para trabalhar e o tribunal fornece o material. Já o juiz José Leão acompanha tudo que é feito”, destacou.

E o resultado não poderia ser melhor: durantes os três anos de realização, o Mutirão popularizou o termo conciliação e conhecimento sobre o local de funcionamento do Juizado de Conciliação em Conselheiro Lafaiete. Além de envolver os acadêmicos na solução dos problemas sociais. Todo o projeto só é possível graças as parcerias como o INSS, Senac, Lions, Delegacia de Polícia da 2ª DRPC/13º DPC, TRE, Lesma, Drogaria Freitas, Polícia Militar de Minas Gerais, Vale, entre outros, que disponibilizam serviços e informações aos interessados.

Comunidades beneficiadas

O último Mutirão realizado foi no dia 24 de março, no bairro Santa Matilde. Na escola estadual Luiz Melo Sobrinho, os moradores puderam cortar os cabelos através do Senac, a Polícia Civil confeccionou carteias de identidade gratuitamente e o  Proerd (programa da Polícia Militar) promoveu palestra incentivando as crianças a ficarem longe do mundo das drogas.

Além do Santa Matilde, os bairros Buarque de Macedo e Rancho Novo já receberam a visita do mutirão para a conciliação. A cidade de Santa dos Montes foi beneficiada em novembro do ano passado. Também em 2011, o trabalho social esteve na cidade de Queluzito.

O Mutirão para a Conciliação é um projeto itinerante e abrange diversos bairros e distritos de Lafaiete e região. Ele é realizado uma vez a cada semestre, tem duração de 4h e é sempre nos sábados. O Juizado de Conciliação funciona na rua Comendador Lalão, 59, Centro. Telefone: 3763 8077. Os bairros e municípios interessados em receber a visita do Mutirão e as entidades interessadas em estabelecer parcerias podem entrar em contato com o Núcleo de Extensão e Pesquisa da FDCL, por meio do telefone 3769-1919 ou pelo endereço eletrônico nepfdcl@gmail.com.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste