Novas metodologias de aprendizagem durante o ensino remoto

Publicado em 21 de maio de 2021

A turma do 7AN da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete desenvolveu, nos últimos dias, um seminário sobre diferentes temáticas interligando o direito do trabalho e a pandemia de COVID-19.

O seminário é um método de aprendizagem que articula o(s) sujeito(s) que propõe àquele(s) que assiste(m), uma vez que a sua organização, em geral, apresenta um tema a ser explorado partindo do referencial sobre as consequências jurídicas do Direito do Trabalho advindas com a Pandemia do COVID-19.

No caso em comento, o seminário foi escolhido como uma opção metodológica de estudo que possibilita ao estudante a avaliar os impactos da pandemia à luz da crítica contemporânea.

O objetivo do seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos, poodcast, dentre outros recursos disponibilizados por cada equipe”. No campo da metodologia do trabalho científico é costumeiro afirmar que o objetivo dessa prática é proporcionar aos participantes uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de análise e interpretação do texto base, em equipe.

Veja abaixo o relato de um aluno sobre a atividade:

Como representantes da turma 7º AN, vimos, através deste, expor a opinião da turma em relação à realização do seminário sobre os reflexos na pandemia do COVID-19 nas relações trabalhistas.

Durante os dias 09/04, 14/04 e 16/04, ocorreu o referido seminário, cuja metodologia ativa foi muito bem recebida pela turma. Formaram-se oito grupos entre sete e oito pessoas, com temas bem recentes, interessantes e diversos para cada grupo.

A metodologia permitiu aos alunos expor ideias, relatar pontos de vista diferentes e debater sobre pesquisas realizadas em tempos de pandemia. Cada grupo utilizou recursos de sua preferência, o que foi elogiado pela turma, incluindo vídeos, documentários, slides, podcasts, etc. Tais recursos foram disponibilizados na plataforma Moodle para os demais alunos terem acesso em momento anterior à apresentação. Logo, durante a apresentação, os alunos traziam pontos mostrados nos materiais apresentados e discutia-se sobre eles.

Além disso, a metodologia aplicada permitiu aos alunos uma melhor interação entre a turma e a melhora da oratória, uma vez que o seminário se deu através de conversas e explanações, de uma maneira muito tranquila, visando não causar nenhum constrangimento para nenhum aluno, pelo contrário, deixando-os muito confortáveis durante a explanação.

Diante do exposto, é possível auferir que a dinâmica utilizada foi muito bem recebida pelos alunos, gerando vários elogios. Ressalta-se que é de grande valia a aplicação da metodologia em outras disciplinas, o que já vem acontecendo em algumas matérias e gerando resultados positivos.

 

TEMA CENTRAL:

REFLEXOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS

GRUPOS

1- MP 936 e ADI 6363

2- MP 944 e 946

3- AUXÍLIO EMERGENCIAL

4- IMPACTOS DA PANDEMIA NO FENÔMENO DA UBERIZAÇÃO

5- UBERIZAÇÃO – ASPECTOS GERAIS

6- HOME OFFICE e TELETRABALHO

7- A VULNERABILIDADE TRABALHO DOMÉSTICO EM TEMPOS DE PANDEMIA

8- PANDEMIA E O FUTURO DO DIREITO DO TRABALHO

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