Alunos do NPJ acompanham a produção de Prova Pericial em causa patrocinada pelo NPJ

Publicado em 17 de abril de 2023

Na manhã de sábado, dia 15 de abril, o Núcleo de Prática Jurídica, atento à indispensável consolidação dos desempenhos profissionais e à qualificação prática dos alunos da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, permitiu o acompanhamento dos alunos à produção da prova pericial realizada em procedimento de Reintegração de Posse, causa cuja assistência jurídica é promovida pelo NPJ.

A primeira etapa da atividade ocorreu nas instalações do NPJ quando, sob a orientação da Professora Jaíne Teixeira Ank,  tiveram a oportunidade de realizar a leitura crítica dos autos processuais da ação, conhecendo profundamente o fato  e a forma que está o exposto o litígio até o momento da produção da prova, bem como revisando importantes institutos de Direito Civil e Direito Processual Civil indispensáveis à racionalização do procedimento estudado.

A segunda etapa da atividade se deu in loco, ocasião em que o perito designado, solicitamente, permitiu o acompanhamento efetivo da produção da prova pelos alunos e gentilmente explicou sua função de auxiliar judiciário, os deveres éticos que envolvem o exercício do múnus, as fases da elaboração da prova pericial e as dificuldades gerais encontradas no exercício do ofício e na produção do laudo técnico.

O aluno Guilherme Navarro destacou que participar das atividades promovidas no sábado foi importante para sua formação, porque viu, na prática, como funciona a produção da prova pericial, especialmente diante da análise prévia do processo que indicou os objetivos da prova.

A professora Jaíne reafirma a importância da atividade como um todo, pois a primeira etapa preparou os alunos para que o acompanhamento da produção da prova atingisse o objetivo de demonstrar a importância do conhecimento teórico e ampliar o conhecimento técnico dos discentes com aplicação à realidade e destacou  o papel interdisciplinar da atividade, pois que os alunos não só presenciaram a produção da prova como instituto de direito como também produto do trabalho de profissionais de outros ramos da ciência, no caso analisado, resultado do trabalho do profissional de engenharia. A atividade mostrou na prática a dimensão do processo como resultado do trabalho sério de diversos sujeitos. Além disso, parabenizou o comprometimento dos alunos na própria formação técnico-jurídica e prático-profissional durante toda a atividade, pois os alunos participaram ativamente de ambas as etapas. Finalizando, afirma que dentre seus objetivos está que as aulas práticas ministradas no NPJ prezem por proporcionar ao aluno compreender que toda técnica resulta da teoria no objetivo de racionalizar a realidade e que nenhum conhecimento se dá instantaneamente, então, também neste sentido, a professora vê a atividade como muito bem sucedida.

 

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