Projeto lança novas mídias para levar conscientização ambiental

Publicado em 20 de maio de 2016

Depois da produção de dois vídeos, o projeto Viva Nascente, desenvolvido pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), acaba de lançar mais duas mídias. Desta vez, os temas centrais estão ligados às medidas para evitar o desperdício de água. O objetivo é que as apresentações sejam usadas por professores durante palestras e pelo Movimento das Águas. As alunas também desenvolveram cartilhas para os palestrantes, com o objetivo de orientar, de maneira fácil, as apresentações para as crianças e jovens. Para o diretor-geral, professor Hamilton, os trabalhos que tem sidos realizados são de grande importância não só para a faculdade, mas, principalmente, para a sociedade de modo geral.

A aluna do 3° período Tayná Aparecida Ribeiro dos Santos explica que o vídeo relata as atitudes que devem ser tomadas para evitar o desperdício de água: “São atitudes simples e diárias que fazem toda a diferença. O objetivo do vídeo é conscientizar por intermédio das crianças os próprios adultos, a economizar água nas suas rotinas diárias, ou seja, não deixando de exercê-las, porém de forma consciente. Apesar deste tema ser taxado de algo passado, cada vez mais há a diminuição desse recurso hídrico que é fundamental”.


Ainda de acordo com a pesquisadora, a apresentação começará a ser utilizada no segundo semestre: “Será apresentada por meio de palestra/apresentação para crianças de escola pública, matriculadas no ensino fundamental II. O palestrante terá auxílio de uma cartilha e serão realizadas atividades que despertem o interesse das crianças para o assunto. O projeto Viva Nascente tem um leque de opções para serem trabalhadas, sendo relacionadas em sua maioria com o meio ambiente em geral. O importante é que o projeto não trata apenas dos assuntos de maior repercussão, mas também busca conscientizar ações para a preservação da cultura e do meio ambiente para as gerações futuras”.

A pesquisadora Cecília Freitas Santos explica que os novos trabalhos foram produzidos a partir de uma pesquisa junto à Copasa e integrantes do Projeto Movimento das Águas: “Pretendemos ensinar como e onde economizar água sem modificar muito o dia a dia das famílias. A importância maior desses projetos é a conscientização da sociedade. O público-alvo destas novas mídias são alunos de 7 a 14 anos. Serão utilizados no segundo semestre deste ano em palestras ministradas por voluntários”.

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