Projeto Viva Nascente, da FDCL, lança seu segundo vídeo

Publicado em 14 de março de 2016

Visando conscientizar a população, o projeto Viva Nascente, da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), acaba de criar mais um produto. O segundo vídeo lançado pelo projeto conta a história da cachorrinha Bilica, que foi abandonada por seus donos. O objetivo é fazer com que todos reflitam antes de adotar ou comprar um animal, mostrando as consequências de não se amadurecer corretamente a decisão: “Tratamos da problemática do abandono dos animais. Por mais que existam leis para evitar, isso acontece muito. As pessoas não têm consciência de quanto trabalho dá ter um animal em casa e normalmente acabam confundindo eles com um brinquedo; esquecendo todas as necessidades que eles têm”, contaram os pesquisadores do projeto.
Com o roteiro elaborado pelas alunas Nayara Leijoto Gonçalves e Dayane Antonaci Moreira Gonçalves e imagens de Sérgio Luiz Milagres, o vídeo se destina a todas as pessoas, sejam elas amantes dos animais ou não: “Abandonar animal não causa somente a tristeza de quem gosta deles, mas do próprio bicho de estimação. Esse é também um problema social. Nos esforçamos para criar uma história simples, mas que represente o que realmente acontece no dia a dia. E para deixar mais marcado o mal que isso faz, decidimos mostrar tudo na visão do próprio cachorrinho”, contaram.
O vídeo também contou com várias participações: “Tivemos a ajuda de muitas pessoas. Como o professor Waidd, sempre disponível, nos deu boas ideias para resolver os pequenos problemas. ATayná Aparecida, que agora faz parte do projeto também, nos ajudou muito, inclusive interpretando uma parte. O Kennedy Magalhães ajudou a gravar e fez a parte do malvado que abandona os animais. Não menos importante, a Letícia Godoy e da sua filha, Beatriz, que com muita paciência gravaram todos os áudios que deixaram o vídeo um charme”, detalharam.
Dayane, Nayara e Sérgio também consideram que o vídeo vai ajudar na conscientização sobre o trabalho que dá ter um bicho de estimação: “Não é simples e os gastos não são poucos. Esperamos que as pessoas decidam ajudar adotando um, mas não de maneira precipitada: precisam pensar no esforço que deverão ter. Lembrando que sempre vale a pena adotar: os animais ficam muito felizes e trazem muita alegria para as nossas vidas. Acreditamos que o vídeo é só um primeiro passo para começar a melhorar a situação que temos à nossa volta. Se esse vídeo salvar ao menos um cachorrinho, já vai ter valido a pena”.
O diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, parabenizou os alunos pela iniciativa e pelo belíssimo trabalho: “Quando vemos o resultado dos nossos grupos de pesquisa ficamos muito felizes. Eles ajudam a aproximar cada vez mais a FDCL da sociedade”, pontua. O primeiro vídeo do projeto Viva Nascente tem como tema “Mudanças para melhorar o meio ambiente” e pode ser assistido na fanpage www.facebook.com.br/faculadefdcl. O novo vídeo também será disponibilizado no site.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste