Projetos “FDCL nas Escolas” e “Direito nas Escolas” despertam conhecimento em jovens estudantes

Publicado em 16 de outubro de 2014

Cada vez mais os projetos da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete “Direito nas Escolas” e “FDCL nas Escolas” tem levado o conhecimento jurídico para as salas de aula de Lafaiete e região. Nosso objetivo é formar jovens conscientes de seus direitos e deveres e também levá-los a conhecer o mundo acadêmico. Os projetos tem tido cada vez mais aceitação das escolas e a aprovação dos professores e diretores dos educandários e também dos pais.

O diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, acredita que a FDCL só tem a comemorar: “Todas as vezes que recebemos uma turma de jovens aqui na Faculdade, ou então que um de nosso professores vai até uma  escola palestrar, sentimos que estamos cumprindo nosso dever com a comunidade”, pontuou. Já o diretor de Ensino, Extensão e Pesquisa, professor Waidd Francis de Oliveira, afirma que ter a oportunidade de possibilitar  conhecimento sobre direito e cidadania é fundamental como forma de contribuir para a formação dos jovens envolvidos nos projetos.

Palestra sobre drogas e sobre cidadania
No projeto “Direito nas escolas”, a FDCL disponibiliza a palestra “Drogas, suas consequências jurídicas e sociais” proferida pelo professor Álisson Thiago de Assis Campos. Ele explica o porquê da escolha do tema: “O principal objetivo das palestras é abordar as consequências sociais, físicas e jurídicas advindas do uso da droga, levando ao conhecimento dos jovens alguns aspectos que, via de regra, são negligenciados pelas abordagens convencionais de combate ao uso das drogas”.
Segundo Álisson, o tema é extremamente relevante: “Sobretudo porque é notório o aumento do consumo de drogas em nossa região. Não há lugar melhor para conversar com nossos jovens sobre o assunto do que as salas de aula das escolas. Queremos conscientizar os jovens sobre as consequências do uso da droga, abordando a questão relativa ao afastamento da família e amigos além da estreita relação havida entre o uso de drogas e a prática de outros crimes”.
O professor também afirma que a FDCL assumiu o papel que lhe cabe enquanto instituição de ensino mais tradicional da região: “O projeto vem consagrar essa atuação de destaque a nível regional, sobretudo porque cria um elo importante entre a Faculdade de Direito e a Sociedade, contribuindo para a formação dos cidadãos”.
A interação com jovens também foi destacada pelo professor: “Os jovens perguntam, comentam e compartilham situações interessantes que enriquecem a explanação. O retorno dos alunos tem sido imediato. É muito interessante ver que, após as palestras, eles vêm me cumprimentar e agradecer, perguntando alguns detalhes e orientações sobre o tema. O mais importante é que a boa recepção da abordagem faz com que esses alunos se tornem propagadores das ideias, ajudando diretamente na divulgação relativa ao combate às drogas”.
Também nesse projeto, a escola participante poderá escolher a palestra sobre cidadania do professor Leonardo Lamounier. Segundo ele, as palestras são muito gratificantes: “Sempre conta com intensa participação do público, que demonstra interesse pelo tema por meio de uma grande interação. Acredito que contribuo para a formação geral desse público e que também consegui despertar neles um interesse por esta temática tão relevante e tão distante de muitos deles no seu cotidiano”.
Aula sobre direitos humanos
Já o projeto “FDCL nas Escolas” tem uma metodologia diferente. Nele são os alunos que vão até a Faculdade para ter uma aula de direito com um de nossos professores. O tema que está sendo abordado neste semestre é “Direitos Humanos: as normas reguladoras de nossa conduta na sociedade”, ensinado pelo professor José Cesar de Oliveira. O professor aborda nossos deveres e nossos direitos em relação a tudo, ou seja, com o mundo natural e cultural: “Explico o que é a Constituição e qual sua importância. Abordo também a função e a necessidade da Comissão dos Direitos Humanos e sobre o respeito que devemos ter para com nosso semelhante.”, explicou o professor.

Serviço
 
Direito nas escolas: Podem participar do projeto “Direito nas Escolas” instituições de ensino da rede pública e privada. Para conhecer mais sobre o projeto e agendar as palestras é só entrar em contato com o Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP), por meio dos telefones 3769-1919 e 8634-1240, ou do e-mail nepfdcl@gmail.com.
FDCL nas escolas: O projeto tem como público-alvo os alunos do ensino médio das escolas municipais, estaduais e particulares de Lafaiete e região. As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato pelos telefones (31) 3769-1919 e 8634-1240, ou pelo endereço eletrônico: nepfdcl@gmail.com.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste